GRUPO DE SAÚDE MENTAL DA FCF — USP

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o conceito de saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

O mundo, assim como o Brasil, está vendo o crescimento vertiginoso de transtornos que comprometem a saúde mental dos indivíduos. Essas alterações na saúde mental, dentre elas a depressão, a ansiedade e os transtornos bipolares estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, inclusive no ambiente escolar, aqui incluso, as Universidades. 

Durante nossa gestão vivenciamos a procura, por parte tanto de estudantes quanto de funcionários e docentes, de ajuda. Até o momento, o Núcleo de Direitos Humanos da Faculdade, acolheu a todos que nos procuraram, oferecendo ajuda e encaminhamento para serviços especializados. Em decorrência dessa procura e conhecendo o trabalho do Escritório de Saúde Mental criado pela Reitoria da USP coordenado pelo Prof. Dr. Andrés Antunez do Instituto de Psicologia, acolhemos a sugestão da profa. Dra. Carlota Rangel, (coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos) e da Profa. Dra. Elizabeth Igne, de criar um grupo específico que pudesse acolher esses casos. Isso posto, a FCF o criou, pela portaria FCF Nº 660, DE 28 de SETEMBRO DE 2020.

O Grupo de Saúde Mental (GSM) da FCF, que nasce como uma ramificação do Escritório de Saúde Mental da Universidade de São Paulo, tem como objetivos:

1. Constituir-se em um canal aberto para servidores docentes, técnicos e administrativos e estudantes buscarem ajuda no que se refere a acolhimento psicológico.

2.Constituir-se em um canal de interlocução com o Núcleo de Direitos Humanos da FCF/USP (NDH), a fim de acolher demandas do NDH relacionadas à saúde mental. 

3. Promover atividades que fomentem o bem estar e a preservação da saúde mental dos docentes, dos servidores técnicos e administrativos e estudantes.

4. Constituir-se em elo de ligação e direcionamento de estudantes para o Escritório de Saúde Mental, conforme a disponibilidade deste em recebê-los e/ou organizar Rodas de Conversa com estudantes, servidores técnicos-administrativos e professores com colaboradores do Escritório de Saúde Mental.”

Acesse as portarias que dizem respeito ao GSM completas: PORT FCF 660/2020  e PORT FCF 663/2020 que dispõe sobre a composição do GSM-FCF.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas Universidade de São Paulo – Av. Prof. Lineu Prestes, 580 – Bloco 13A 05508-000 – São Paulo, SP